O Navio-Motor "Senhora da Boa Viagem" fundeado no Tejo após a transformação para pesca de emalhar foto site museu marítimo de Ilhavo |
O SENHORA DA BOA VIAGEM foi construído em Viana do
Castelo e posto a flutuar a 2 de Maio de 1956, foi entregue ao armador de
Lisboa, ATLÂNTICA - Companhia Portuguesa de Pesca. Após vários anos a pescar à
linha nos bancos da Terra Nova, sofreu a primeira transformação, em 1971, desta
feita para redes de emalhar, veio a sofrer a última transformação, em 1987,
passando a arrastar pela popa e alterando também o processo de conservação do
pescado a bordo, mudando de salgador para congelador. Em 1996 foi comprado pela
Companhia de Pesca de Porto Amboim, de Angola, transferindo o registo para
Luanda.
Aqui já na versão de arrastão pela popa, atracado em Alcantara na véspera da sua partida para Angola, em Julho de 1996. foto de Luis Miguel Correia |
Características Principais:
Comprimento: 61.94
m
Boca: 11.08 m
Pontal: 4.28 m
Tonelagem líquida: 519.36 Ton.
Tonelagem bruta: 1172.78 Ton.
Boca: 11.08 m
Pontal: 4.28 m
Tonelagem líquida: 519.36 Ton.
Tonelagem bruta: 1172.78 Ton.
Sem comentários:
Enviar um comentário