O Navio-Motor"Rio Lima" no início da sua longa carreira foto do site museu marítimo de Ilhavo |
Navio-motor “Rio Lima”, mais um belo produto dos estaleiros de Viana do
Castelo, construído em aço, em 1952, para a Empresa de Pesca de Viana, período
áureo da expansão da famosa frota branca, altura em que os estaleiros navais
nacionais tiveram o seu maior desenvolvimento, não só, pelo grande número de
navios construídos, mas também, pela elevada tecnologia empregue na sua
construção, quer a nível dos equipamentos electrónicos introduzidos, quer na elevada
qualidade dos seus cascos, e a prova é que muitos desses navios navegaram em média mais
de 40 anos, atravessando os mares mais inóspitos e perigosos do mundo, para
trazer nos seus porões o fiel amigo dos portugueses.
Sofreu várias alterações no seu tipo de armação, começou em 1962, quando
passou de navio-motor para Arrastão Clássico (arrasto lateral), mais tarde em
1977, sofreu de novo outra alteração, passando desta vez para pesca com redes
de emalhar. Em 1988 mudou de armador passando a chamar-se “Leone III”, com este
nome navegou mais 10 anos, quando foi abatido para a sucata.
Principais
Características:
O navio-motor "Rio Lima" no dia do bota-abaixo em 1952 foto museu marítimo de ìlhavo |
Comprimento: 62.00m
Boca: 11.06m
Pontal: 5.08m
Tonelagem líquida: 651.27 ton.
Tonelagem bruta: 1447.43 ton.
Capacidade de porão: 17.000 quintais
Boca: 11.06m
Pontal: 5.08m
Tonelagem líquida: 651.27 ton.
Tonelagem bruta: 1447.43 ton.
Capacidade de porão: 17.000 quintais
O meu pai foi electricista na conversão deste navio para arrastão (estaleiros da Rocha) e fez a primeira campanha enquanto arrastão. Parabéns pelo blogue, vai ficar nos meus "favoritos".
ResponderEliminarObrigado pelas considerações feitas ao meu blogue. Espero que continue a aparecer neste bate papo informal.
ResponderEliminarUm abraço
Saudações marinheiras.