O "BRITES" COM TODO O PANO EM CIMA NAVEGANDO ALGURES NO ATLÂNTICO RUMO AOS GRANDES BANCOS foto FUNDAÇÃO GIL EANNES |
O período de 1934 a 1967 está associado a uma reorganização profunda da indústria ligada à pesca do bacalhau, feita pelo Estado Novo, designada por “Campanha do Bacalhau”
Várias foram as medidas tomadas pelos governantes da altura, sendo a Renovação da Frota uma das mais importantes, pois tinha como meta o aumento imediato das capturas, logo a redução drástica das importações.
O primeiro passo seria substituir a frota caduca e desactualizada por navios mais rendíveis e seguros (Entre 1936 e 1961 foram aumentados à frota Nacional cerca de 100 novos navios, dos quais 90% foram novas construções feitas em estaleiros nacionais), pois um decreto-lei datado de 1953 assim obrigava. Deste modo foram construídos entre 1936 e 1953, entre outros navios, 17 novos lugres, sendo o "Brites" o primeiro deste lote. Ver mais (AQUI)
Modelo do lugre "BRITES" Paulo Agra |
Construído em 1936 na Gafanha, pelo mestre Mónica para a Empresa Brites Vaz e Irmãos Lda. Aveiro, com as melhores madeiras brasileiras, riga, carvalho e pinho manso. Bom veleiro, com mastreação bem guindada (altura) e de pouca palha (diâmetro), equipado com um motor de 300 HP, radiotelefonia e luz eléctrica.
Deslocamento : 522 tons / Comprimento: 43,07m / Boca : 10.20m / Pontal : 5,16m
Naufragou por água aberta em 1-7-66 na T. Nova
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