quinta-feira, 8 de novembro de 2012

LUGRE "SANTA MARIA MANUELA"

O "Santa Maria Manuela " na sua roupagem de lugre
até 1966
O “Santa Maria Manuela” - juntamente com outros três lugres ex-bacalhoeiros: “Creoula”, “Argus” e “Gazela” - é um dos últimos sobreviventes da Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleet).

Apresenta as seguintes características: Deslocamento : 667 tons / Comprimento: 57,77m / Boca : 9,94m / Pontal : 5,04m / Motor : Burnseister 380 HP Tem frigorífico.
Com excepção do “Gazela”, construído em madeira na viragem para o século XX, estes navios partilham muitas características, sendo o “Creoula” e o “Santa Maria Manuela” gémeos e o “Argus” muito semelhante. Os gémeos foram construídos lado a lado nos estaleiros navais da CUF em Lisboa, em 1937, e o “Argus” na Holanda em 1938, para se juntarem à frota existente e participarem nas campanhas de pesca do bacalhau.
O SMM na sua configuração actual de navio de treino de mar
após a sua total recuperação em Maio de 2010
Inicialmente pertencente à Empresa de Pesca de Viana, esta manteve o “Santa Maria Manuela” em actividade até 1963, ano em que o vendeu à Empresa de Pesca Ribau, da praça de Aveiro. O navio ainda operou na sua forma original durante alguns anos, tendo, no final da década de 1960 sofrido importantes transformações, consequência das inovações tecnológicas introduzidas na pesca do bacalhau.
Em 1993, apesar das benfeitorias efectuadas, o navio foi considerado obsoleto e abatido por demolição. Apenas o casco foi preservado e a partir daí iniciou-se um longo processo que veio a culminar na sua recuperação e na restituição do património identitário nacional que é o “Santa Maria Manuela” ao seu mar e às suas gentes.

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