Lugre "Delães" fundeado em frente aos Jerónimos na vépera de mais uma campanha |
Lugre "Delães", gémeo do "Oliveirense". Construído em 1938 na Gafanha da Nazaré por António Bolais Mónica, para a Empresa de Pesca do Bacalhau do Porto, Lda. Deslocava 420 toneladas brutas Comprimento 44 m Boca 10,49m Motor Deutz 270 hp Com frigorífico. Para a campanha de 1942 é adquirido com o ser "irmão" pela SNAB.Uma das vítimas da barbárie nazi.
Durante a campanha de 1942 foram torpedeados e afundados os lugres "Maria da Glória" e o próprio "Delães". O primeiro em viagem para a Gronelândia, no dia 5 de Junho, e o segundo, a 11 de Setembro, na viagem de regresso a Portugal.
Lugre "Maria da Glória" |
Os náufragos do "Delães", comandado por João Nunes de Oliveira e Sousa, tiveram melhor sorte. Salvaram-se todos. Quando abandonaram o navio e embarcaram nos dóris, amarraram-nos uns aos outros, formando um todo e ao fim de 18 horas foram recolhidos pelo lugre "Labrador" comandado por António Simões Picado e que vinha na sua esteira.
Meu pai foi Enfermeiro 14 épocas em veleiros bacalhoeiros e vários anos no grande ARGUS na década de 60 .Chama-se MANUEL PIMENTA tem 94 anos e ainda hoje tem imensas saudades desse tempo. Rui Pimenta
ResponderEliminarCaro Rui Pimenta fico satisfeito em saber que é leitor deste meu blogue. Soube que o seu pai foi tripulante do famoso lugre "Argus", seria uma boa ideia caso ainda seja possível, levá-lo até à Gafanha da Nazaré para ele poder ver este belo navio mais uma vez.
ResponderEliminarUm abraço e apareça sempre
Luis Morazzo