O "Creoula" a largar de Lisboa em Julho de 2012 seguido da barca alemã "Alexander Von Humboldt", durante a participação da Talls Ship Race 2012 |
Lugre construído nos estaleiros da CUF (Lisboa) em 1937 para a Parceria Geral de Pescarias de Lisboa
As obras-vivas à vante, com particular destaque para a roda de proa, tiveram construção reforçada uma vez que o navio iria navegar nos mares gelados da Terra Nova e Gronelândia.
Até à sua última campanha em 1973, o navio possuía mastaréus, retrancas e caranguejas em madeira. O gurupés, conhecido como « pau da bujarrona», que também era em madeira, deixou de existir em 1959, passando o navio a dispor apenas de duas velas de proa: giba e polaca. Em boas condições de tempo alcançava facilmente os 12/13 nós de velocidade, cumprindo a distância da Terra Nova a Lisboa em cerca de 9/10 dias. O "Creoula" efectuou 37 campanhas até 1973 e chegou a pescar 600 quintais de bacalhau num só dia, o que corresponde a cerca de 36 toneladas e dá uma média de 660 kg por cada pescador.
Em 1979 o "Creoula" foi adquirido à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca. Em 1987 o "Creoula" foi formalmente entregue ao Ministério da Defesa Nacional, passando a ser designado como Unidade Auxiliar de Marinha (UAM 201) e classificado como "Navio de Treino de Mar (N.T.M.)"
Deslocamento : 664,57 tons / Comprimento: 57,77 m / Boca : 9,94 m / Pontal : 5,04 m / Motor : MTU 500 HP Tem frigorífico
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