O período de 1934 a 1967 está associado a uma reorganização profunda desta indústria feita pelo Estado Novo, designada por “Campanha do Bacalhau”.
Causas Principais:
A pressão dos consumidores exige que, anualmente, se importem grandes contingentes do estrangeiro, com inegáveis prejuízos para a economia nacional. (No início dos anos 30, das 50000 ton. importadas anualmente, somente 10% foi transportada em navios nacionais).Nos anos 60 aquela quantidade subiu para as 250.000 ton, sabendo-se que 80% foi trazida por navios nacionais.
Consequências:
Criação de Medidas legislativas onde se destacou :
São Construídos grandes armazéns refrigeradores no Porto, Aveiro e Lisboa.
|
- Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau criada a 5 de Junho de 1934.
Um ano após a sua criação gerou a promoção do consumo através de uma política de preços baixos e tabelados, o que lhes permitiu proceder ao incremento das secas e dos estaleiros navais.
A Acção do Comandante Henrique Tenreiro, como Delgado do Governo, junto do Grémio dos Armadores, foi decisiva no apoio social aos pescadores.
|
- Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau: Algumas das suas atribuições:
A Renovação da Frota:
Tinha como meta o aumento imediato das capturas, logo a redução drástica das importações. O primeiro passo seria substituir a frota caduca e desactualizada por navios mais rendíveis e seguros (Entre 1936 e 1961 foram aumentados à frota Nacional cerca de 100 novos navios, dos quais 90% foram novas construções feitas em estaleiros nacionais), pois um decreto-lei datado de 1953 assim obrigava.
Sem comentários:
Enviar um comentário