O Navio-Motor "Vimieiro" aqui ainda na sua forma original de pesca à linha com dóris foto museu marítimo de Ilhavo |
O navio-motor “Vimieiro” foi o último navio desta classe a ser construído
para a frota bacalhoeira nacional a utilizar dóris. Encomendado aos estaleiros
de S. Jacinto, em Fevereiro de 1958, assentou a quilha em Agosto de 1958 e foi
lançado ao mar no dia 26 Março 1959, tendo sido entregue ao Armador "Armazéns
José Luís da Costa” da praça de Lisboa.
Fez a primeira campanha em 1959. No ano de 1971 foi transformado num navio
de pesca com redes de emalhar com lanchas, conjuntamente com os navios “São Rafael”,
“Soto Maior” e “Senhora da Boa Viagem”. Em 1987 foi transformado num navio
polivalente, de arrasto pela popa, para pesca com redes de emalhar com lanchas
e totalmente congelador, tendo sido rebaptizado para "Nascimar". Em
1990 foi de novo rebaptizado desta feita para "FRAPESCA" da Frapeque-
Farinhas e Óleos de Peixe, Lda, e em 1998 voltou a ser rebaptizado para
"PRÍNCIPE DO VOUGA" pertencendo à empresa João Maria Vilarinho. Acabou
os seus dias na posse do armador Silva Vieira para o qual ainda fez algumas
viagens, vindo a ser desmantelado em 2005 na Gafanha da Nazaré. Fez parte de um
grupo restrito de três navios “São Rafael”, “Senhora da Boa Viagem” e ele
próprio, os únicos a passarem de navio de pesca à linha, pesca com redes de
emalhar e arrasto pela popa.
O "Vimieiro" navegando ao entardecer nos Grandes Bancos já na versão de arrastão pela popa rebaptizado de "Principe do Vouga" foto site shipspotting |
Características principais:
Comprimento: 61.59 m
Boca: 11.06 m
Pontal: 4.9 m
Tonelagem líquida: 581.65 Ton.
Tonelagem bruta: 1160.88 Ton.
Boca: 11.06 m
Pontal: 4.9 m
Tonelagem líquida: 581.65 Ton.
Tonelagem bruta: 1160.88 Ton.
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