O Navio-Motor "Senhora do Mar" fundeado no rio Douro foto site Museu Marítimo de Ilhavo |
Navio-motor
“Senhora do Mar”, construído em 1952, nos estaleiros da CUF, em Lisboa, foi mais
tarde, em 1963, transformado em arrastão. Um dos muitos produtos do enorme esforço desenvolvido
pelo Estado Novo, entre 1936 e 1960, com o único desígnio de reforçar a
frota da pesca longínqua. Após ter comprado, em 1935/36, 8 veleiros em segunda
mão para poder aumentar rapidamente a frota, seguiu-se a motorização de 16 outros
lugres, acabada esta primeira fase, partiu-se então para as novas construções.
De 1936 a 1960, construíram-se 22 arrastões (onde se inclui o Santa Princesa em
2ª mão e o Santa Joana), para a pesca à linha, foram também construídos 22 navios-motores
em aço, (onde se inclui o “Senhora do Mar”) em simultâneo com mais 17 navios-motores
em madeira e 17 lugres. Seguiram-se mais 2 arrastões e transformaram-se 8 dos navios-motores de aço em arrastões. A grande nota a acrescentar a todo este incremento
foi o local de construção da grande maioria destes navios ter sido em estaleiros
portugueses
Características principais.
O Navio_motor "Senhora do Mar" fundeado em Lisboa na véspera de mais uma campanha foto site Lugar do Real |
Comprimento: 61.78m
Boca: 11.03m
Pontal: 4.83m
Tonelagem líquida: 742.6 ton.
Tonelagem bruta: 1162.39 ton.
Capacidade de porão: 17.065 Quintais
Tripulação: 98 homens
Local de construção: Rocha Conde de Óbidos - Lisboa
Estaleiro: Companhia União Fabril
Ano de construção: 1952
Primeiro Armador: Mariano & Silva, Ld.ª - praça do Porto
Material de Construção: Aço
Boca: 11.03m
Pontal: 4.83m
Tonelagem líquida: 742.6 ton.
Tonelagem bruta: 1162.39 ton.
Capacidade de porão: 17.065 Quintais
Tripulação: 98 homens
Local de construção: Rocha Conde de Óbidos - Lisboa
Estaleiro: Companhia União Fabril
Ano de construção: 1952
Primeiro Armador: Mariano & Silva, Ld.ª - praça do Porto
Material de Construção: Aço
Nota: Este navio mudou de armador em 1989, passando a
chamar-se Leone IV. Foi vendido para sucata em 1999.
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