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quarta-feira, 8 de maio de 2013

NAVIO-MOTOR "S. RUY"


O "S.Ruy" em plena campanha algures nos Grandes Banco
foto site Lugar do Real
O “S. Ruy”, era um dos quatro bons navios, da classe “Santa Maria Madalena” todos eles construídos nos estaleiros da CUF em Lisboa, a partir de 1939, meados dos anos 40. Os cascos construídos totalmente em aço, apresentavam um comprimento entre perpendiculares a rondarem os 62m, com cerca de 11m de boca, um pontal de 5,10m, com um peso bruto na ordem das 1.043 toneladas, possuíam câmaras frigoríficas e eram movidos por motores “Sulzer” com uma potência na ordem dos 550HP.

Os outros dois navios desta classe foram o “S. Macário” e o “Costeiro Terceiro”, comprados naquela altura pela empresa Sociedade Geral, prestaram durante quase 40 anos, um serviço inestimável, não só à nossa marinha mercante, como ao próprio país.

Principais Características:

Comprimento entre Pp: 62m - Material de Construção: Aço
 Boca: 10.99m - Pontal: 5.10m - Tonelagem líquida: 447.58t - Tonelagem bruta: 1043.40t
 Local construção: Estaleiro - Companhia União Fabril - Rocha de Conde de Óbidos - Lisboa 
Primeiro Armador: Empresa de Pesca de Viana.
Tripulação: 87 homens
Capacidade de porão: 14.000 quintais

O "S.Ruy" em Matosinhos anos 60
foto site Lugar do Real


O “S.Ruy”, devido às suas boas características, especialmente a sua sólida construção, em 1970, foi um dos nove navios de pesca à linha, transformados para a pesca de emalhar, o que possibilitou aumentar a sua longevidade, até à década de 90. Acredito, que são vários os factores, a poderem intervir na boa exploração dos navios, nomeadamente: tripulações competentes, alguma sorte, mas mais em particular, a boa qualidade da construção dos seus cascos.

Em 1987 após de ter sofrido novas transformações passou a chamar-se "Leone II", em 1993, comprovando a belíssima qualidade do seu casco, foi finalmente vendido para sucata, em Viana, depois de uma longa e árdua vida de trabalho, ter prestado ao país serviços inestimáveis.

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