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terça-feira, 7 de maio de 2013

NAVIO-MOTOR "SANTA MARIA MADALENA"


O "Santa Maria Madalena" a regressar de mais uma campanha
foto museu marítimo de Ílhavo
O “Santa Maria Madalena”, pertenceu a uma classe de quatro bons navios, todos eles construídos nos estaleiros da CUF em Lisboa, a partir de 1939, meados dos anos 40. Foi encomendado pela Empresa de Pesca de Viana.

Os cascos construídos totalmente em aço, apresentavam um comprimento entre perpendiculares a rondarem os 62m, com cerca de 11m de boca, um pontal de 5,10m, com um peso bruto na ordem das 1.043 toneladas, possuíam câmaras frigoríficas, uma capacidade de porão da ordem dos 14000 quintais e eram movidos por motores “Sulzer” com uma potência na ordem dos 550HP.

Dois desses navios, o “S. Macário” e o “Costeiro Terceiro”, comprados naquela altura pela empresa Sociedade Geral, prestaram durante quase 40 anos, um serviço inestimável, não só à nossa marinha mercante, como ao próprio país. O outro navio desta classe foi o "S.Ruy", um dos navios com maior longevidade da famosa frota branca.


O "Santa Maria Madalena" já encallhado nos baixos
à saída do porto Faeringehaven, Gronelândia, em 13.8.59
 
O infeliz “Santa Maria Madalena” foi a excepção à regra, a 11.8.59, à saída do porto de St John, na Terra Nova, naufragou devido a encalhe, todos os restantes navios da classe, superaram em muito, a média de longevidade de um navio mercante (25-30 anos). A boa construção naval portuguesa, foi seguramente a maior culpada deste sucesso.


 

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