terça-feira, 15 de janeiro de 2013

NAVIO-MOTOR "INACIO CUNHA"


Mais um dos 17 navios da famosa classe “RENOVAÇÃO”.
Construído em 1945 na Gafanha pelos Mónicas, para a Empresa Testas e Cunha  Aveiro 




Bota-abaixo do "Inacio Cunha"
foto site Marintimidades
O novo navio-motor, ”INACIO CUNHA” fazia parte de uma importante frota de 17 navios do tipo CRCB., consequência do esforço que estava a ser levado a cabo pelo governo em colaboração com o Grémio dos Pescadores, com a finalidade de renovarem profundamente a frota de pesca de longo curso. 
 
Características principais:

 Media 52,72 metros de comprimento, fora a fora, 10, 44 m. de boca e, aproximadamente, 5, 50 m. de pontal.

Dispunha de todos os requisitos modernos, incluindo telegrafia e telefonia, muito boas instalações para a tripulação e respectiva companha (69 tripulantes e pescadores e três oficiais), dispondo de 57 dóris

"Inácio Cunha" com a bandeira na amura, nome do navio
e do país no costado, casco branco, requisitos impostos durante a  2ª guerra mundial
foto museu marítimo de Ilhavo
Deslocamento: 776 toneladas permitia-lhe um carregamento completo nos seus porões na ordem dos 12.000 quintais de bacalhau.
Motor Deutzr 600 HP porporcionava uma velocidade de cerca de 11 nós.

Depois de um percurso de mais de vinte anos de bons serviços mas cheia de aventuras e desventuras fruto do tipo de vida dura onde estava inserido, veio a naufragar na Groenlândia em 30-8-66 por motivo de incêndio.

Toda a tripulação foi recolhida a bordo do navio-motor Soto Maior, que a encaminhou mais tarde para bordo do navio-hospital Gil Eannes, a fim de ser repatriada.

Sem comentários:

Enviar um comentário