O LUGRE "CONDESTÁVEL" UM DOS BELOS PRODUTOS SAÍDOS DESTE ESTALEIRO EM 1948 |
Em 1910, o Pai Mónica entendeu aproveitar a colaboração dos seus dois filhos, Manuel e António, que deveriam ser os continuadores da sua obra. Foi assim que, apenas com 21 anos de idade, Manuel Maria iniciou a sua carreira de construtor naval em que obteria plena consagração.
Por detrás de um belo navio estará sempre o cunho, a sensibilidade e a arte do seu construtor. Os navios que formaram a famosa “White Fleet” são todos bons exemplos da grande qualidade e elegância, que o estaleiro do Mestre Manuel Mónica empregava em todos os navios que lançou ao mar.
O Estaleiro do Mestre Mónica na Gafanha |
O seu estaleiro foi, sem dúvida, uma escola da arte de manejar o machado e a enxó, oferendo o país mestres qualificados, oriundos de vários cantos de Portugal, de alguma forma ligados às madeiras
Perito na construção em madeira, das suas mãos privilegiadas e competentes, saíram muitas dezenas de navios de linhas airosas: traineiras, cargueiros, bacalhoeiros, lugres, rebocadores, lagosteiros, etc. Mas foi o lugre, o tipo de embarcação que melhor identificou o carimbo de altíssima qualidade deste estaleiro. As linhas airosas, altos panos, as proas bem lançadas e as bordas firmes, exprimiam o verdadeiro cunho pessoal e inconfundível, desta autêntica universidade do mar, aos seus produtos finais.
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