O "São Rafael" ainda na versão de navio-motor foto museu marítimo de Ilhavo |
Em 1971, foi transformado para redes de emalhar. Em 1977, voltou de novo aos estaleiros de Viana, para ser transformado em arrastão pela popa. Foi o primeiro navio-motor da frota a sofrer tal transformação, somente repetida por mais dois navios, o “Vimieiro” em 1977 e o “Senhora da Boa Viagem” em 1987. Foi abatido para sucata em 1992.
Características principais:
Comprimento:61,57 m
Boca: 11.07 m
Pontal: 5.08 m
Tonelagem líquida: 563.08 Ton.
Tonelagem bruta: 1214.85 Ton.
Boca: 11.07 m
Pontal: 5.08 m
Tonelagem líquida: 563.08 Ton.
Tonelagem bruta: 1214.85 Ton.
Com devido respeito,é sempre bom ajustar a vossa informação: A ultima transformação do SÃO RAFAEL, foi feita no estaleiro da ARGIBAY em ALVERCA. E o VIMIEIRO, foi transformado nos ESTALEIROS de SÃO JACINTO. O navio SERNACHE foi também em ALVERCA.
ResponderEliminarCom os meus agradecimentos e sendo um admirador do vosso trabalho. Mais informo que fui o tripulante que supervisionei toda a transformação e também fui tripulante do SERNACHE depois de transformado.
ResponderEliminarCaro Lima David
ResponderEliminarFico satisfeito por saber que o meu trabalho prendeu a sua atenção. Como sabe para se fazer uma plataforma deste tipo, necessitamos muitas vezes de recorrer a variadíssimas fontes, algumas das quais nem sempre são as mais corretas. Agradeço desde já este seu comentário, esperando encontra-lo mais vezes neste nosso espaço de diálogo.
Saudações marinheiras