O belíssimo lugre "José Alberto" na companhia de outros navios da frota, algures nos Grandes Bancos foto site Lugar do Real |
Era um navio com duas máquinas principais e só um hélice. Foi o primeiro
navio para a frota da pesca do bacalhau à linha a ser construído em aço.
Todos os
alojamentos da tripulação estavam a ré e não no rancho da proa como era
costume. À proa situavam-se os paióis frigoríficos do isco, do estrafego para a
pesca e da andaina sobressalente de panos. O refeitório da marinhagem era a ré
bem como o salão dos oficiais. O comandante tinha uma camarinha (sala de
visitas) no seu camarote.
Foi seu primeiro comandante (até 1939) o capitão João de Deus.O velame latino aparelhava de uma maneira não muito vulgar. As caranguejas eram
fixas e os panos recolhiam para os mastros, em vez do usual, que era as
caranguejas arriarem e colherem o pano com as retrancas.
Principais Características:
Deslocava: 720 toneladas brutas
Comprimento: 60 m fora a fora
Pontal: 3,50m
Motor Deutz 480 hp
Tripulação: 72 homens
Capacidade de porão: 11.061 quintais - Com frigorífico.
O lugre "José Aberto" visto de través foto site ALERNAVIOS |
Naufragou por incêndio no Virgin Rocks-Terra Nova em 1968. Como era um
navio de ferro ardeu todo e não foi ao fundo, o que constituía um perigo para a
navegação.
A tripulação
teve de o abandonar, sendo recolhida pelos navios nas proximidades. Uma
baleeira do "Conceição Vilarinho", munida com garrafas de oxigénio e acetileno
abeirou-se do navio e abriu-lhe um buraco na zona da casa da máquina, o mais
próximo possível da linha de água, para que esta se alagasse e o navio se
afundasse mergulhando pela popa.
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