quarta-feira, 20 de março de 2013

NAVIO-MOTOR "AVÉ MARIA"

 

O "AV'E MARIA" eventualmente fundeado em Lisboa,  fazendo parte
da festa que sempre antecedia a largada para os Grandes Bancos
foto do site do Museu marítimo de Ílhavo
Construído em 1957 na Gafanha pelos Mónicas, para a firma Lavadores Lda. Porto
 Deslocamento: 789 toneladas / Comprimento: 54m /Boca:10,50m
 Pontal: 5,50m / Motor Deutzr 700 HP
Foi transformado em navio de pesca com lanchas para redes de emalhar em 1972, sofreu um grave incêndio, no Mar do Norte em 7 Set. de 1982, quando transportava bacalhau comprado na Finlândia para processar a bordo, na altura os 45 homens da tripulação foram recolhidos por navios de guerra ingleses.
Quanto ao navio, foi em seguida rebocado pela marinha inglesa para o porto de Chatham bastante mal tratado. Mais tarde deixou este porto a reboque em 12-4-83 em direcção a Gibraltar, onde foi afundado como alvo de artilharia pela Royal Navy.

NAVIO-MOTOR "SÃO JORGE"


No regresso de mais uma campanha, vendo-se os dóris
empilhados no poço e parte da tripulação amontoada no castelo da proa
Construído em 1956 na Gafanha pelos Mónicas, para a firma Testas e Cunha Aveiro 

São Jorge era um navio-motor bastante elegante que deslocava cerca de mil toneladas com capacidade para aproximadamente catorze mil quintais de pesca. As principais  características eram: comprimento, 54,15 metros; boca, 10,48 m. e pontal, 5,62 metros.
Embarcava uma tripulação de 80 homens, entre os quais uma companha de  62 pescadores. Dispunha de um motor principal de 600 H.P. , motores auxiliares, guinchos, sonda eléctrica, radar e câmara frigorífica para isco e conservação de alimentos, com capacidade para 60 toneladas. O seu primeiro capitão foi o Sr. João dos Santos Labrincha.
Naufragou em 24-7-74 na T.Nova devido a Incêndio na praça das  máquinas