Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MEDIDAS DE FUNDO DO ESTADO NOVO - RESTRUTURAÇÃO DA INDÚSTRIA DO BACALHAU

O período de  1934 a 1967 está associado a uma reorganização profunda desta indústria feita pelo Estado Novo, designada por “Campanha do Bacalhau”


Causas principais:
A pressão dos consumidores exige que, anualmente, se importem grandes contingentes do estrangeiro, com inegáveis prejuízos para a economia nacional. (No início dos anos 30, das 50000 ton. importadas anualmente, somente 10% foi transportada em navios nacionais).Nos anos 60 aquela quantidade  subiu para as 250.000 ton, sabendo-se que 80% foi trazida por navios nacionais.


Consequências principais:
 
Criação de Medidas legislativas onde se destacou :
    
    Em 1934 com a Criação do CRCB, são Construídos
    grandes armazéns refrigeradores no Porto, Aveiro e Lisboa.
  1. Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau criada a 5 de Junho de 1934.

Um ano após a sua criação gerou a promoção do consumo através de uma política de preços baixos e tabelados, o que lhes permitiu proceder ao incremento das secas e dos estaleiros navais.

   2. Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau é instituído a 23 de Novembro de 1935. Algumas das suas atribuições:




         A) A Renovação da Frota:


O "Senhora da Saúde" construído em 1920
 é um exemplo dos muitos navios decrépitos da década de 50.

Tinha como meta o aumento imediato das capturas, logo a redução drástica das importações. O primeiro passo seria substituir a frota caduca  ver mais   (AQUI) e desactualizada por navios mais rendíveis e seguros (Entre 1936 e 1961 foram aumentados à frota Nacional cerca de 100 novos navios, dos quais 90% foram novas construções feitas em estaleiros nacionais), pois um decreto-lei datado de 1953 assim obrigava.

  B ) Acesso ao Crédito e Concessão de Empréstimos de Juros Baixos e de Longa Duração, cuja meta era: :
 



As novas construções a despontarem no novo
 estaleiro de S.jacinto
 
  
      •          Construção de navios novos em  estaleiros nacionais.

      •          Apetrechamento com motores aos lugres mais antigos.
      •          Instalação de Frigoríficos para o isco.
      •          Instalação de Sistema (TSF) .
      •          Instalação de iluminação e Aquecimento.

      •          Nos anos 50 a CRCB participou vultuosamente na construção do novo navio-hospital  “Gil Eannes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário