Os pescadores que durante a navegação eram também verdadeiros mareantes na ajuda que davam na faina das velas |
Frase Histórica Mencionada Com Espanto E Admiração Por Um Comandante De Um Cruzador Americano, Que Durante A Segunda Guerra Mundial, Em Pleno Atlântico Norte E Debaixo De Condições Atmosféricas Terríveis, Cruzou Com Um Lugre Portugês Que Estoicamente Navegava Em Direcção Aos Grandes Bancos
Foi a última grande actividade económica que fez uso da navegação à vela em viagens transoceânicas. Quando toda a concorrência desde os anos 30 (espanhóis, franceses, ingleses) já tinham as suas frotas completamente mecanizadas.
Os lugres da praça do Porto "Ana Maria" "Paços Brandão" e "Aviz" fundeados no Douro no intervalo entre campanhas |
O cavalo de batalha que mais protagonismo teve nesta magnífica epopeia, especialmente no período entre a década de 30 e o ano de 1973, altura em que o famoso "Creoula" zarpou para a sua última campanha nos grandes bancos. Foi inequivocamente o "Lugre" . Tipo de veleiro com características muito particulares e bem adaptado para os mares muito duros dos grandes bancos.
Características principais do lugre que constitui a excelência da evolução do navio de pano latino :
Três ou mais mastros (bem guindados) altura Pouca palha – Diâmetro
Deitando em todos os mastros pano latino Regra geral armam com retranca e verga.
Dois tipo de proa: Beque / Colher Gurupés: Com ou Sem Pau de Bujarrona
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