terça-feira, 30 de abril de 2013

NAVIO-MOTOR "TERRA NOVA"



Lugre "Lusitânia III" antes de ser convertido em navio-motor
foto museu ´marítimo de Ílhavo
O navio-motor “Terra Nova” foi uma adaptação feita a partir do lugre “Lusitânia III”, construído em 1908, com casco em madeira, nos estaleiros de José da Silva Lapa em Vila Nova de Gaia, para o armador “Lusitânia” – Companhia Portuguesa de Pesca - Figueira da Foz

Em 1932 sofreu várias melhorias, especialmente no seu aparelho velico e foi-lhe adaptado um primeiro motor.


Navio-motor "Terra Nova"
Foto museu marítimo de Ilhavo
Em 1947, foi-lhe instalado um novo motor,  retirado todo o aparelho velico, construíram-se castelos de popa e de proa e uma ponte de comando tudo em aço.  Era um navio misto, obras-vivas em madeira e obras-mortas em aço e com uma capacidade para cerca de 6.000 quintais de bacalhau verde. Reiniciou a sua nova actividade, como navio-motor rebatizado "Terra Nova", em 1947, sob o comando do capitão Grilo e a partir de 1949 foi comandado pelo capitão Carrancho até à derradeira viagem na campanha de 1961, tinha uma tripulação de 42 homens.


Navio-motor "Silvamar" a entar em Leixões
Esteve inactivo durante um longo período, para somente aparecer no final da década de sessenta, após  uma última reconversão, desta feita  transformado em cargueiro e colocado ao serviço da cabotagem com o nome de “Silvamar”. Foi abatido e vendido para sucata no Seixal em Fevereiro de 1977.




Sem comentários:

Enviar um comentário