quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

LUGRE "PRIMEIRO NAVEGANTE"




Lugre "Primeiro Navegante"
foto de Reimar
O Lugre-motor "Primeiro Navegante" foi construído na Gafanha da Nazaré em 1940, por Manuel Maria Bolais Mónica, para a Empresa Ribaus & Vilarinhos, Lda.

 Perde-se por encalhe, à entrada da Barra de Aveiro, frente ao farol, em 24 de Outubro de 1946.


As suas principais características eram as seguintes : 44,17 m de comprimento; 10,13 m de boca; 5,12 m de pontal; 482 t de tonelagem bruta. Dispunha de um motor auxiliar com 425 cv de potência.

O "Primeiro Navegante" já varado na praia à espera do
inevitável, a destruição provocada pelo mar
foto arquivo pessoal de Ana Maria Lopes
Quando o "Primeiro Navegante" a reboque do "Vouga" começava a entrar no canal, com cerca de 25/30 metros de largura, em frente à Meia-Laranja, foi assolado por alterosas vagas, acompanhadas por fortes rajadas de vento. O "Vouga" não aguentou a proa do navio e este foi arrastado para Sul, encalhando no banco de areia.
Nesta situação tão delicada, vem o "Marialva" na tentativa de passar outro cabo de reboque para safar o navio. O cabo não conseguiu ser estabelecido e o "Marialva" ao sentir faltar-lhe água debaixo do fundo teve de se afastar. O Lugre continuou à mercê do mar e do vento e o "Vouga" cortou o cabo de reboque, para não se perder também, embora o "Primeiro Navegante" tenha largado os dois ferros, para não ir varar na praia, mas o inevitável aconteceu, sendo a perda do navio irremediável.

Sem comentários:

Enviar um comentário