tag:blogger.com,1999:blog-88504124774022846742024-03-14T15:37:11.259+00:00NAVEGAR À EMPOSTAVERDADEIROS HERÓIS DE UMA EPOPEIA ESQUECIDA - A "FAINA MAIOR"
Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.comBlogger79125tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-40265657761066688192013-08-01T18:03:00.002+01:002019-11-25T18:48:42.100+00:00NAVIO-MOTOR "VIMIEIRO"
O Navio-Motor "Vimieiro" aqui ainda na sua forma original
de pesca à linha com dóris
foto museu marítimo de Ilhavo
O navio-motor “Vimieiro” foi o último navio desta classe a ser construído
para a frota bacalhoeira nacional a utilizar dóris. Encomendado aos estaleiros
de S. Jacinto, em Fevereiro de 1958, assentou a quilha em Agosto de 1958 e foi
lançado ao mar no dia 26 Março 1959, tendo sidoLuis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-24288769731228971852013-08-01T12:00:00.002+01:002013-08-01T12:01:42.417+01:00NAVIO-MOTOR "SÃO RAFAEL"
O "São Rafael" ainda na versão de navio-motor
foto museu marítimo de Ilhavo
O navio-motor em aço “SÃO RAFAEL”, construído em 1959, foi um dos últimos navios-motores
construídos para a pesca do bacalhau, desta feita nos Estaleiros Navais de
Viana do Castelo, SARL, por encomenda do armador Sociedade Lisbonense de Pesca
de Bacalhau, Ld.ª
Em 1971, foi transformado para redes de emalhar. EmLuis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-65122016128810535872013-08-01T11:16:00.002+01:002013-08-01T11:26:45.545+01:00NAVIO-MOTOR "RIO ALFUSQUEIRO"
O "Rio Alfusqueiro" regressando de mais uma campanha
aos Grandes Bancos, com o casco mal tratado pelos
temporais e muito gelo que seguramente teve de enfrentar
foto museu marítimo de Ilhavo
O navio-motor em aço “RIO ALFUSQUEIRO”, mais um bom navio construído no período
áureo dos Estaleiros de S.Jacinto, em 1958, para o armador Empresa de
Pesca de Aveiro, Ld.ª. Tinha como irmão gémeo o Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-33577286942004103652013-08-01T10:41:00.004+01:002013-08-01T10:46:22.797+01:00NAVIO-MOTOR "NOSSA SENHORA DA VITORIA"
O Navio-Motor "Nossa Senhora da Vitoria" na versão original
de pesca à linha, com os dóries empilhados no convés
foto museu marítimo de Ilhavo
O navio-motor em aço “NOSSA SENHORA DA VITORIA” mais um belo produto dos Estaleiros
Navais de Viana do Castelo SARL, foi construído em
1958, para a empresa Bacalhau de Portugal, Lda. Tinha como irmão gémeo o
navio-motor “Sam Tiago”. Em Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-64242596142916539852013-07-31T11:55:00.001+01:002013-08-01T09:41:51.281+01:00NAVIO-MOTOR "NEPTUNO"
Navio-Motor "Neptuno" do dia do bota-abaixo, S.Jacinto,16-4-58
foto site museu marítimo de Ilhavo
O navio-motor em aço “NEPTUNO”, considerado um dos navios mais elegantes da
frota longínqua, foi construído e lançado ao mar, a 16 de Abril de 1958, pelos
Estaleiros Navais de S.Jacinto, por encomenda do armador Parceria Geral de
Pescarias da praça de Lisboa. Esta empresa foi fundadaLuis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-7626095214805961172013-07-30T18:05:00.002+01:002013-07-30T18:25:08.415+01:00NAVIO-MOTOR "SENHORA DA VIDA"
Navio-Motor "Senhora da Vida" preparando-se para mais uma campanha
aos grandes bancos - aqui ainda na versão de navio de pesca à linha
foto site museu maritimo de Ilhavo
O navio-motor em aço “Senhora da Vida” foi construído em 1957 pelos
Estaleiros Navais de Viana do Castelo para a companhia Bacalhau de Portugal,
Lda. Em 1973 passou a arrastão com o nome “Zodíaco”, Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-72977717249705562842013-07-30T16:29:00.001+01:002013-07-30T17:55:10.009+01:00NAVIO-MOTOR "S.GABRIEL"
O Navio-Motor "S.Gabriel" encomendado aos estaleiros ENVC
no dia do bota-abaixo Junho de 1956
O navio-motor “SÃO GABRIEL” foi mais uma das belas unidades construídas no
período áureo dos estaleiros Navais de Viana do Castelo SARL, um dos principais
estaleiros ligados à renovação da frota de pesca longínqua nacional, em
colaboração com os estaleiros de S. Jacinto, CUF e Mónicas de Aveiro, Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-70256856060453534362013-07-26T12:03:00.002+01:002013-07-26T12:07:56.077+01:00NAVIO-MOTOR "SENHORA DA BOA VIAGEM"
O Navio-Motor "Senhora da Boa Viagem" fundeado no Tejo
após a transformação para pesca de emalhar
foto site museu marítimo de Ilhavo
O Navio-Motor “SENHORA
DA BOA VIAGEM” foi um dos 57 navios de pesca à linha do bacalhau construídos ao
abrigo do esforço efectuado pelo Estado Novo, entre 1936 e 1961, com o intuito de
renovar a frota de pesca longínqua e incrementar a construção naval nacionalLuis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-25716088882258393492013-07-25T16:11:00.000+01:002013-07-26T16:19:44.141+01:00NAVIO-MOTOR "JOÃO FERREIRA"
Bota-abaixo do Navio-Motor "João Ferreira"
Estaleiro de S.jacinto, 1956,
foto site museu marítimo de Ilhavo
O navio-motor “JOÃO FERREIRA” foi mais uma das unidades construídas no
período áureo da renovação da frota de pesca longínqua nacional, entre 1936 e
1960. Entregue, em 1956, pelo estaleiro de S. Jacinto ao seu primeiro armador,
Indústria Aveirense de Pesca Ld.ª. Pertenceu a um Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-67838732707370295472013-07-23T11:28:00.001+01:002013-07-23T11:43:37.668+01:00NAVIO-MOTOR "SAM TIAGO"
O Navio-Motor "Sam Tiago" no dia do bota-abaixo
Maio de 1955, Viana do Castelo
foto site museu marítimo de Ilhavo
O navio-motor “SAM TIAGO” foi mais uma daquelas unidades que fez parte de
um grupo de 22 navios-motores, mandados construir pelo Estado Novo, entre 1936
e 1960, e que durante várias décadas constituiu a espinha dorsal da frota
bacalhoeira nacional. Foi entregue em Maio de 1955, Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-3448915065887710582013-07-22T17:48:00.003+01:002013-07-22T18:01:07.786+01:00NAVIO-MOTOR "LOUSADO"
O
navio-motor "Lousado" a ser rebocado de dentro da doca onde
acabara
de ser construído. Viana, Maio de 1954
foto
site Lugar do Real
O navio-motor “Lousado” foi uma das unidades que fez parte de um famoso grupo
de 22 belíssimos navios-motores, mandados construir pelo Estado Novo, entre
1936 e 1960, a fim de reforçar a frota bacalhoeira nacional. Foi entregue em
Maio de 1954, Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-41089421731479465652013-07-19T12:08:00.001+01:002013-07-19T12:09:05.444+01:00NAVIO-MOTOR "ALAN VILLIERS"
O navio-motor "Alan Villiers" no dia do seu bota-abaixo
em Junho de 1953 nos estaleiros de Viana
foto site Lugar do Real
O navio-motor “Alan Villiers”, foi um dos muitos navios mandados construir
pelo Estado Novo, entre 1936 e 1960, com dois objectivos primordiais, o
primeiro, reforçar a frota bacalhoeira nacional e o segundo, incrementar a
construção naval em Portugal. Foi entregue em JunhoLuis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-50401531978728750952013-07-18T17:52:00.002+01:002013-07-18T18:11:37.420+01:00NAVIO-MOTOR "SENHORA DO MAR"
O Navio-Motor "Senhora do Mar" fundeado no rio Douro
foto site Museu Marítimo de Ilhavo
Navio-motor
“Senhora do Mar”, construído em 1952, nos estaleiros da CUF, em Lisboa, foi mais
tarde, em 1963, transformado em arrastão. Um dos muitos produtos do enorme esforço desenvolvido
pelo Estado Novo, entre 1936 e 1960, com o único desígnio de reforçar a
frota da pesca longínqua. Após Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-58455215533224639842013-07-15T18:18:00.001+01:002013-07-15T18:18:20.286+01:00NAVIO-MOTOR "RIO LIMA"
O Navio-Motor"Rio Lima" no início da sua longa carreira
foto do site museu marítimo de Ilhavo
Navio-motor “Rio Lima”, mais um belo produto dos estaleiros de Viana do
Castelo, construído em aço, em 1952, para a Empresa de Pesca de Viana, período
áureo da expansão da famosa frota branca, altura em que os estaleiros navais
nacionais tiveram o seu maior desenvolvimento, não só, pelo grande Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-91612071987145434922013-07-12T15:48:00.001+01:002013-07-15T15:28:43.961+01:00NAVIO-MOTOR "CAPITÃO JOÃO VILARINHO"
Navio-motor "Capaitão João Vilarinho" a laborar
algures nos Grandes Bancos
foto site maseu marítimo de Ilhavo
Navio-motor “Capitão João
Vilarinho”, construído em aço, em 1952, nos Estaleiros Navais do Mondego SARL,
Figueira da Foz, para o armador João Maria Vilarinho.
Começou a laborar com o tipo de armação de navio-motor e como salgador o modo
de conservação do pescado a bordo. Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-74197633793134604882013-07-12T12:13:00.002+01:002013-07-12T12:26:34.875+01:00NAVIO-MOTOR "CAPITÃO JOSÉ VILARINHO"
O navio-motor "Capitão José Vilarinho" protagonista
de um dos mais graves acidentes da famosa "White Fleet"
foto site Lugar do Real
O “Capitão José Vilarinho”, era um navio-motor destinado à pesca do
bacalhau à linha, construído nos estaleiros Navais do Mondego SARL, Figueira da
Foz, em 1954, casco em aço, encomendado pelo armador José Maria Vilarinho.
Infelizmente este navio foi Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-26916840423752067672013-07-02T11:24:00.002+01:002013-07-02T14:59:20.999+01:00LUGRE "MILENA"
O grande "Milena" no porto de Aveiro, a fazer os preparativos
para a próxima campanha aos Grandes bancos
foto site do museu marítimo de Ilhavo
Lugre-motor "MILENA", na companhia do lugre "José Alberto" , era um dos maiores veleiros de toda a frota bacalhoeira, navio de oriem americana, ex-"BURKELAND", construído em Milton, na Florida em 1918, casco todo construído em Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-51990319016062438042013-06-07T17:07:00.002+01:002013-07-02T10:27:00.799+01:00LUGRE "SENHORA DA SAÚDE"
O "Senhora da Saúde" a entrar em Leixões no regresso
de mais uma campanha foto site museu marítimo de Ilhavo
Lugre-motor construído em madeira de carvalho, de quatro mastros , proa de beque, "SENHORA DA SAÚDE". Ex- navio dinamarquês "HELGA" lançado ao mar em 1920, Nordly Fano na Dinamarca. Adquirido por Tavares, Mascarenhas, Neves & Vaz Lda. da praça do Porto,&Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-65724687388545064342013-06-06T18:15:00.001+01:002013-07-03T17:30:59.395+01:00LUGRE "LUIZA RIBAU"
O último dos "moicanos" fundeado no Tejo, eventualmente
para mais uma benção colectiva da frota.
foto site do museu marítimo de Ilhavo
Lugre-motor de madeira, com quatro mastros, proa tipo colher, com uma gaiuta no castelo da popa, para proteção do timoneiro, apresentava também um poço significativo entre os dois castelos. Construído por João Bolais Mónica na Gafanha da NazaréLuis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-54636535775803012892013-06-05T18:10:00.000+01:002013-07-03T17:41:07.792+01:00LUGRE "CONDESTÁVEL"
Aqui na sua forma original, lugre de quatro mastros
Ponte de comando no castelo da popa, poço e castelo de proa
foto site do museu marítimo de Ilhavo
Lugre construído em 1948 na Gafanha da Nazaré, casco em madeira com quatro mastros, por Arménio Bolais Mónica, proa tipo colher, popa em fatia com espelho, para a Empresa Pesca Transatlântica, Lda Porto. Em 1957 foi transformado em navio-motor.
Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-57259046953182160842013-05-31T15:58:00.000+01:002013-07-03T17:46:05.572+01:00LUGRE "COIMBRA"
Lugre "Coimbra" a entrar em Leixões no regresso
de mais uma campanha - foto site museu marítimo de Ilhavo
Lugre c/motor de 4 mastros. Construído em 1948 na Gafanha da Nazaré, por Arménio Bolais Mónica para a
Empresa de Pesca S. Jacinto Aveiro.
Proa em colher, casco em madeira, apresentava dois castelos, proa e popa, nesta possuía
uma gaiuta para proteção do timoneiro e Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-91070310002524047092013-05-24T16:44:00.003+01:002013-05-24T16:47:06.515+01:00LUGRE "JOSÉ ALBERTO"
O belíssimo lugre "José Alberto" na companhia de outros
navios da frota, algures nos Grandes Bancos
foto site Lugar do Real
Lugre-motor "JOSÉ
ALBERTO", construído em ferro
na Dinamarca em 1923 Ex-"CAROLINE". Foi adquirido pela Empresa de Pesca Oceano,
Lda.Figueira da Foz para a campanha de 1935. Foi navio de comércio e há quem
diga, embora sem provas concretas que chegou a ser iate Real, tal Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-31470997298781144322013-05-23T17:34:00.003+01:002013-05-23T17:54:26.888+01:00NAVIO-MOTOR "CONCEIÇÃO VILARINHO"
O navio-motor "Conceição Vilarinho" fundeado na ria de Aveiro
foto site Memórias de Aveiro
Navio-motor “Conceição Vilarinho” foi construído como cargueiro, em 1947, na Suécia - Estocolmo, no estaleiro Hammrbyverken A/B, com o nome de “Elsa Thorden”, mais tarde em 1948,
passou a chamar-se “Bure”. Em 1951, foi comprado pelo armador João Maria Vilarinho Sucrs. Lda, da praça Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-22559991551607201802013-05-21T17:19:00.000+01:002013-05-23T16:30:18.258+01:00LUGRE "MARIA DAS FLORES"
O lugre "Maria das Flores" a navegar em algures
no Atlântico Norte com o famoso "vento de porão"
Lugre construído em 1946 na Murtosa, por José Maria Lopes de Almeida, para a Empresa
Comercial e Industrial de Pesca “Pescal” Lisboa.
Graves problemas aconteceram no lançamento à água deste
navio. Estava previsto o seu lançamento para 26 de Fevereiro de 1946, mas o
mestre do estaleiro ao Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8850412477402284674.post-89393770900633487172013-05-17T16:01:00.000+01:002013-05-20T16:31:47.910+01:00NAVIO-MOTOR "SOTO MAYOR"
O "Soto Mayor" no início da sua actividade como navio-motor
foto museu marítimo de Ílhavo
Construído
na Holanda em 1949 com o nome SOTO MAIOR, para a empresa Sociedade de Pesca
Oceano, Lda. , apresentava um tipo de armação de navio-motor, pescou com dóris
até 1974, ano em que passou para a arte das redes de emalhar passando a
chamar-se JOSÉ CAÇÃO. Foi o último bacalhoeiro matriculado Luis Filipe Morazzohttp://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com0