quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NAVIO-MOTOR "SÃO RAFAEL"

 
O "São Rafael" ainda na versão de navio-motor
foto museu marítimo de Ilhavo
O navio-motor em aço “SÃO RAFAEL”, construído em 1959, foi um dos últimos navios-motores construídos para a pesca do bacalhau, desta feita nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, SARL, por encomenda do armador Sociedade Lisbonense de Pesca de Bacalhau, Ld.ª
Em 1971, foi transformado para redes de emalhar. Em 1977, voltou de novo aos estaleiros de Viana, para ser transformado em arrastão pela popa. Foi o primeiro navio-motor da frota a sofrer tal transformação, somente repetida por mais dois navios, o “Vimieiro” em 1977 e o “Senhora da Boa Viagem” em 1987. Foi abatido para sucata em 1992.




Características principais:

Comprimento:61,57 m
Boca: 11.07 m
Pontal: 5.08 m
Tonelagem líquida: 563.08 Ton.
Tonelagem bruta: 1214.85 Ton.

3 comentários:

  1. Com devido respeito,é sempre bom ajustar a vossa informação: A ultima transformação do SÃO RAFAEL, foi feita no estaleiro da ARGIBAY em ALVERCA. E o VIMIEIRO, foi transformado nos ESTALEIROS de SÃO JACINTO. O navio SERNACHE foi também em ALVERCA.

    ResponderEliminar
  2. Com os meus agradecimentos e sendo um admirador do vosso trabalho. Mais informo que fui o tripulante que supervisionei toda a transformação e também fui tripulante do SERNACHE depois de transformado.

    ResponderEliminar
  3. Caro Lima David
    Fico satisfeito por saber que o meu trabalho prendeu a sua atenção. Como sabe para se fazer uma plataforma deste tipo, necessitamos muitas vezes de recorrer a variadíssimas fontes, algumas das quais nem sempre são as mais corretas. Agradeço desde já este seu comentário, esperando encontra-lo mais vezes neste nosso espaço de diálogo.
    Saudações marinheiras

    ResponderEliminar