segunda-feira, 15 de julho de 2013

NAVIO-MOTOR "RIO LIMA"


O Navio-Motor"Rio Lima" no início da sua longa carreira
foto do site museu marítimo de Ilhavo
Navio-motor “Rio Lima”, mais um belo produto dos estaleiros de Viana do Castelo, construído em aço, em 1952, para a Empresa de Pesca de Viana, período áureo da expansão da famosa frota branca, altura em que os estaleiros navais nacionais tiveram o seu maior desenvolvimento, não só, pelo grande número de navios construídos, mas também, pela elevada tecnologia empregue na sua construção, quer a nível dos equipamentos electrónicos introduzidos, quer na elevada qualidade dos seus cascos, e a prova é que muitos desses navios navegaram em média mais de 40 anos, atravessando os mares mais inóspitos e perigosos do mundo, para trazer nos seus porões o fiel amigo dos portugueses.
Sofreu várias alterações no seu tipo de armação, começou em 1962, quando passou de navio-motor para Arrastão Clássico (arrasto lateral), mais tarde em 1977, sofreu de novo outra alteração, passando desta vez para pesca com redes de emalhar. Em 1988 mudou de armador passando a chamar-se “Leone III”, com este nome navegou mais 10 anos, quando foi abatido para a sucata.
Principais Características:

O navio-motor "Rio Lima" no dia do  bota-abaixo em 1952
foto museu marítimo de ìlhavo
 

Comprimento: 62.00m
Boca: 11.06m
Pontal: 5.08m
Tonelagem líquida: 651.27 ton.
Tonelagem bruta: 1447.43 ton.
Capacidade de porão: 17.000 quintais

2 comentários:

  1. O meu pai foi electricista na conversão deste navio para arrastão (estaleiros da Rocha) e fez a primeira campanha enquanto arrastão. Parabéns pelo blogue, vai ficar nos meus "favoritos".

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas considerações feitas ao meu blogue. Espero que continue a aparecer neste bate papo informal.

    Um abraço

    Saudações marinheiras.

    ResponderEliminar