quarta-feira, 5 de junho de 2013

LUGRE "CONDESTÁVEL"

Aqui na sua forma original, lugre de quatro mastros
Ponte de comando no castelo da popa, poço e castelo de proa
foto site do museu marítimo de Ilhavo
Lugre construído em 1948 na Gafanha da Nazaré, casco em madeira com quatro mastros, por Arménio Bolais Mónica, proa tipo colher, popa em fatia com espelho, para a Empresa Pesca Transatlântica, Lda Porto. Em 1957 foi transformado em navio-motor.
Apresentava uma gaiuta no castelo da popa, para proteção do timoneiro.
Características principais
Tipo de armação inicial : Lugre c/motor
Tonelagem líquida: 381,40t  - Tonelagem bruta: 634,65t
Comprimento: 45,40 m - Boca: 10,91m – Pontal: 5,58m
Depois de transformado em Navio-motor em 1957
fundeado na ribeira do Porto
foto site do museu marítimo de Ilhavo
Motor Cooper-Bessemer 500 hp
Câmara frigorífica.
Capacidade de porão: 10.276 quintais
Tripulação: 72 homens
Naufragou devido a incêndio no Banco Store Gronelândia em 1.9.60
Foram salvos os 72 homens da sua tripulação
 

Sem comentários:

Enviar um comentário