sexta-feira, 24 de maio de 2013

LUGRE "JOSÉ ALBERTO"

O belíssimo lugre "José Alberto" na companhia de outros
navios da frota, algures nos Grandes Bancos
foto site Lugar do Real
Lugre-motor "JOSÉ ALBERTO", construído em ferro na Dinamarca em 1923 Ex-"CAROLINE". Foi adquirido pela Empresa de Pesca Oceano, Lda.Figueira da Foz para a campanha de 1935. Foi navio de comércio e há quem diga, embora sem provas concretas que chegou a ser iate Real, tal era a sua  polivalência e beleza.
 


Era um navio com duas máquinas principais e só um hélice. Foi o primeiro navio para a frota da pesca do bacalhau à linha a ser construído em aço.
Todos os alojamentos da tripulação estavam a ré e não no rancho da proa como era costume. À proa situavam-se os paióis frigoríficos do isco, do estrafego para a pesca e da andaina sobressalente de panos. O refeitório da marinhagem era a ré bem como o salão dos oficiais. O comandante tinha uma camarinha (sala de visitas) no seu camarote.
Foi seu primeiro comandante (até 1939) o capitão João de Deus.O velame latino aparelhava de uma maneira não muito vulgar. As caranguejas eram fixas e os panos recolhiam para os mastros, em vez do usual, que era as caranguejas arriarem e colherem o pano com as retrancas.
Principais Características:
Deslocava: 720 toneladas brutas
Comprimento: 60 m fora a fora
 Boca: 10m
Pontal: 3,50m
Motor Deutz 480 hp
Tripulação: 72 homens
Capacidade de porão: 11.061 quintais - Com frigorífico.
O lugre "José Aberto" visto de través
foto site ALERNAVIOS
Naufragou por incêndio no Virgin Rocks-Terra Nova em 1968. Como era um navio de ferro ardeu todo e não foi ao fundo, o que constituía um perigo para a navegação.
A tripulação teve de o abandonar, sendo recolhida pelos navios nas proximidades. Uma baleeira do "Conceição Vilarinho", munida com garrafas de oxigénio e acetileno abeirou-se do navio e abriu-lhe um buraco na zona da casa da máquina, o mais próximo possível da linha de água, para que esta se alagasse e o navio se afundasse mergulhando pela popa.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário