quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NAVIO-MOTOR "BISSAYA BARRETO"


O "Bissaya Barreto" na véspera
do bota-abaixo em 1943 

O "Bissaya Barreto" foi construído em 1943 na Murraceira, Figueira da Foz, pelo mestre Benjamim Mónica, era gémeo do "Comandante Tenreiro". Foram os dois primeiros Navios-Motores tipo “Renovação” ou"CRCB" (Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau) de um grupo de 17 navios, ambos para a empresa Lusitânia Companhia de Pesca da Figueira da Foz.

Estes navios já possuíam Luz Eléctrica Frigorífico – Aquecimento – TSF – Motor Diesel 600cv.
Apresentavam dois castelos (elevações sobre o convés) proa e popa e mastros em aço, embora os cascos fossem em madeira, com um comprimento fora a fora de 51m, uma boca de 10m e com um deslocamento  bruto da ordem das 712 toneladas.

O "Bissaya Barreto" a caminho
de mais uma campanha nos anos 40
Em 12/01/1950 no seu ancoradouro de Sto. António do Vale da Piedade, no rio Douro, foi vítima de um enorme incêndio, que quase o destruiu por completo, em particular o casario à popa ficou tremendamente danificado.

Em 27/11/1951, com o nome de SÃO MAGAYO, larga do Porto com destino à Gafanha da Nazaré, onde viria a ser recuperado por um novo armador, a  Empresa de Pesca Portugal, Lda.



O "Bissaya"  já com o nome de "Paraíso" a ser reconstruído em 1955
nos estaleiros da Gafanha
Em Abril de 1955, após cuidadosa reconstrução é lançado à agua nos estaleiros dos Irmãos Mónica, Gafanha da Nazaré com o nome de PARAÍSO. Vendido de novo em 1956, passou a ser o "Rio Antuâ
 
Foi com este nome com que foi convertido para a pesca de emalhar em 1973, vindo a naufragar nesta campanha, em 5-9-73 na T.Nova devido a incêndio.

 





Sem comentários:

Enviar um comentário