quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O RESSURGIMENTO DA PESCA DO BACALHAU


Brigue bacalhoeiro "Pescador"
início do Séc. XX

O início da recuperação da Pesca do Bacalhau só veio a fazer-se no regime republicano, em 1915, após a abolição do imposto do bacalhau. Até aí, 90% do bacalhau para o consumo interno é importado por casas comerciais inglesas, e é, por isso, taxado pelo estado como produto estrangeiro, o que dava grandes receitas.

É também no início do século XX que o estado ao subsidiar pela primeira vez os armadores, faz com que a frota seja aumentada em 19 novos navios.

Tal como peças de Lego, os Dóris encaixavam-se uns nos outros
optimizando desta maneira o espaço a bordo


 Com o tempo e o engenho apareceram as embarcações pequenas de fundo chato – Os Dóris, cujos acessórios a bordo eram desmontáveis.


O "trole" (linha) era o verdadeiro ganha pão, pois o pescador
 era pago complementarmente por cada quintal de pesca

Os pescadores portugueses eram os únicos a pescar sozinhos nos Dóris, barcos em madeira com cerca de 5 metros de comprimento, podiam pescar por dia cerca de 1 tonelada de bacalhau, chegavam a afastar-se do navio mãe cerca de 16 milhas, saíam pelas 4 da manhã para só voltarem 14 horas depois, para comer levavam azeitonas e um pão com bacalhau, tudo isto num dos mais impiedosos mares do mundo, devido não só às tempestades violentas, mas também, aos temíveis icebergs e nevoeiros repentinos

Sem comentários:

Enviar um comentário