quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

TERRA DOS CORTES REAIS A TERRA DO FUTURO CANADÁ



Estátua do navegador Portugês
Gaspar Corte Real na Terra Nova
 Corte-Real é o nome de uma família distinta de navegadores, de origem em Tavira (Algarve), dos séculos XV e XVI, com o nome ligado ao descobrimento da Terra Nova, cerca do ano de 1472. João Vaz Corte-Real, navegador português que para além desta expedição organizou ainda outras viagens, na esforçada tentativa de descobrir a mítica passagem para o oriente, através da rota do NW. Esta foi sem dúvida a razão principal que o terá levado até à costa da América do Norte, explorando desde as margens do Rio Hudson e São Lourenço até ao Canadá e Península do Labrador.
     
Nesta carta datada de 1550, onde a Terra dos Corte Reais, já apresentava uma extensa faixa de costa sinalizada com a flor de liz (Símbolo de D.João II).


Canada, termo de origem algarvia, berço da família Corte Real (Tavira), significa curso de água doce.

O que indicava que outros navegadores, tais como Pedro de Barcelos, João Álvaro Fagundes, João Fernandes Lavrador e tantos outros, já tinham navegado naquelas latitudes de uma maneira sistemática e organizada
Isto terá ajudado a estabelecer colónias de pesca, tais como a do Cabo Bretão na Terra Nova (1520-1525), fazendo daí o centro das suas pescarias. Os pescadores oriundos de Viana e Aveiro dedicavam-se à pesca sedentária - pescavam e secavam o peixe ali mesmo. A permanência ia de Abril a Setembro.





Sem comentários:

Enviar um comentário