quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA DE UM ALIMENTO MILENAR


Guerreiros Vikings desembarcando
em algures numa praia
 Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Conhecem-se registos de existirem fábricas para o processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega datadas do Século IX.  Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do bacalhau, espécie que era farta nos mares por onde navegavam.


Os Vikings eram guerreiros-marinheiros da Escandinávia que entre o final do século VIII e o século XI pilharam, invadiram e colonizaram as costas da Escandinávia, Europa e ilhas Britânicas. Embora sejam conhecidos principalmente como um povo de terror e destruição, eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente.

Os famosos Drakkars

Até terem descoberto o sal, para a conservação do peixe, apenas secavam-no ao ar livre. Sabe-se por esse motivo que os escandinavos vinham com alguma assiduidade às costas de Portugal, em particular a Setúbal (Tróia- salinas romanas) e a Fão, abastecerem-se daquele produto essencial na conservação dos mantimentos a bordo (peixe, carne e manteiga), em troca davam o bacalhau, peixe que até ao século IX ainda era desconhecido na península ibérica


Navegadores muito experientes descobridores
 da América do Norte, Terra Nova e Gronelândia


O nome Drakkar dado aos navios Vikings deve-se ao facto de existirem nas suas proas a cabeça de um dragão (Drakkar em língua Viking). Isto porque de acordo com a mitologia nórdica  existiam serpentes marinhas no fundo do oceano que comiam homens, e como os Vikings acreditavam que o dragão era um ser superior a elas, usavam a sua imagem para não serem atacados. Ver mais (AQUI)




Sem comentários:

Enviar um comentário