sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A CARAVELA NOS MARES DO NORTE

 

Caravela latina, navio apto para bolinar, tinha
uma coberta e um castelo de popa, envergava
pano latino sendo muito usado pelos portugueses
e espanhois nos séculos XV e XVI

 Há que considerar dois tipos de caravelas, a Caravela Latina e a Caravela Redonda. A Caravela Latina é a original,  ver mais  (AQUI) relativamente à qual não há unanimidade na proveniência. É, no entanto, uma evolução do que já existia, provavelmente um navio de pesca do Algarve (Caíque)

A Caravela Redonda é que se poderá considerar uma  invenção dos Portugueses já que resultou dos conhecimentos recolhidos e das propostas de Bartolomeu Dias depois de regressar do Cabo da Boa Esperança, com objectivos de melhoramento das suas qualidades marinheiras face aos ventos que encontrou


Modelo da caravela redonda
 João Corte Real e Álvaro Martins Homem descobrem em 1472, a Terra dos Bacalhaus, a actual Terra Nova, onde o peixe era abundante. Depois João Corte Real faz duas viagens àquele local, sendo numa delas acompanhado pelos seus filhos (1498) Miguel e Gaspar que acreditavam na existência da já mítica passagem do Noroeste (Cipango e Cataio).
 Em 1495 João Fernandes Lavrador e Pedro de Barcelos  navegando pelo Atlântico Norte, deram o nome de Lavrador a uma zona que fica a norte da Terra Nova.
 Em 1521, João Álvares Fagundes, explorou a costa Norte da Terra Nova, descobrindo o golfo de S. Lourenço, recebendo a doação real da Capitania daquelas terras.

Sem comentários:

Enviar um comentário