terça-feira, 13 de novembro de 2012

LUGRE "DELÃES"


Lugre "Delães" fundeado em frente
 aos Jerónimos na vépera de mais uma campanha

Lugre "Delães", gémeo do "Oliveirense". Construído em 1938 na Gafanha da Nazaré por António Bolais Mónica, para a Empresa de Pesca do Bacalhau do Porto, Lda. Deslocava 420 toneladas brutas Comprimento 44 m Boca 10,49m Motor Deutz 270 hp Com frigorífico. Para a campanha de 1942 é adquirido com o ser "irmão" pela SNAB.Uma das vítimas da barbárie nazi.



Durante a campanha de 1942 foram torpedeados e afundados os lugres "Maria da Glória" e o próprio "Delães". O primeiro em viagem para a Gronelândia, no dia 5 de Junho,  e o segundo, a 11 de Setembro, na viagem de regresso a Portugal.
Lugre "Maria da Glória"
Do acidente do "Maria da Glória" desapareceram 36 tripulantes, tendo sido salvos apenas 8 por um navio de carga americano após 10 dias de permanência nos dóris, incluindo o seu comandante Sílvio Pereira Ramalheira, que havia investido todas as suas economias na compra do navio. O estado de saúde dos sobreviventes era de tal modo delicado que levaram alguns anos a recomporem-se.

Os náufragos do "Delães", comandado por João Nunes de Oliveira e Sousa, tiveram melhor sorte. Salvaram-se todos. Quando abandonaram o navio e embarcaram nos dóris, amarraram-nos uns aos outros, formando um todo e ao fim de 18 horas foram recolhidos pelo lugre "Labrador" comandado por António Simões Picado e que vinha na sua esteira.

2 comentários:

  1. Meu pai foi Enfermeiro 14 épocas em veleiros bacalhoeiros e vários anos no grande ARGUS na década de 60 .Chama-se MANUEL PIMENTA tem 94 anos e ainda hoje tem imensas saudades desse tempo. Rui Pimenta

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Pimenta fico satisfeito em saber que é leitor deste meu blogue. Soube que o seu pai foi tripulante do famoso lugre "Argus", seria uma boa ideia caso ainda seja possível, levá-lo até à Gafanha da Nazaré para ele poder ver este belo navio mais uma vez.
    Um abraço e apareça sempre
    Luis Morazzo

    ResponderEliminar