terça-feira, 23 de outubro de 2012

O NASCIMENTO DA FAMOSA "FROTA BRANCA"

  O período de 1934 a 1967 está associado a uma reorganização profunda desta indústria feita pelo Estado Novo, designada por “Campanha do Bacalhau”.

Causas Principais:
  A pressão dos consumidores exige que, anualmente, se   importem grandes contingentes do estrangeiro, com inegáveis prejuízos para a economia nacional. (No início dos anos 30, das 50000 ton. importadas anualmente, somente 10% foi transportada em navios nacionais).Nos anos 60 aquela quantidade  subiu para as 250.000 ton, sabendo-se que 80% foi trazida por navios nacionais.

Consequências:

Criação de Medidas legislativas onde se destacou :

São Construídos grandes armazéns refrigeradores no Porto, Aveiro e Lisboa.
 - Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau criada a 5 de Junho de 1934.
Um ano após a sua criação gerou a promoção do consumo através de uma política de preços baixos e tabelados, o que lhes permitiu proceder ao incremento das secas e dos estaleiros navais.

A Acção do Comandante Henrique Tenreiro, como Delgado do Governo, junto do Grémio dos Armadores, foi  decisiva no apoio social aos pescadores.
- A Acção do Comandante Henrique Tenreiro, como Delgado do Governo, junto do Grémio dos Armadores, foi também decisiva no apoio social aos pescadores.

- Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau:   Algumas das suas atribuições:
 A Renovação da Frota:
Tinha como meta o aumento imediato das capturas, logo a redução  drástica das importações. O primeiro passo seria substituir a frota caduca e desactualizada por navios  mais rendíveis e seguros (Entre 1936 e 1961 foram aumentados à frota Nacional cerca de 100 novos navios, dos quais 90% foram novas construções feitas em estaleiros nacionais), pois um decreto-lei datado de 1953 assim obrigava.
 
 






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